Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Projeto “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente". 1ª etapa



JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigos, que já não são usados pelas crianças de hoje , a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL
·       Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
·       Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
·       Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
·       Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima.
  • Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
  • Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
  • Reaproveitar materiais usados (meio usada, lata vazia, potes de iogurte e etc.)
DESENVOLVIMENTO:

1º momento: Em uma roda de aprendizagem iremos apresentar o tema a ser trabalhado, “Brinquedos e brincadeiras de antigamente”. Informando e apresentando brincadeiras que as professoras conheceram quando crianças.

2º momento: Realizaremos a leitura da história “telefone sem fio”, em seguida iremos propor a brincadeira com as crianças.

3º momento: Apresentaremos para as crianças um bilhete que será enviado para casa, onde deverão realizar com a família a pesquisa:
“Quais brinquedos ou brincadeiras minha família conhece que hoje não se brinca mais?” Escreva, desenhe e pinte com sua família.

4º e 5º momento: Em uma roda, apresentaremos o telefone sem fio confeccionado com potes de iogurte, barbante e enfeitado com cola colorida. Em seguida iremos propor a confecção com as crianças, onde será realizado em duas etapas:
1ª etapa: Enfeitar os copos de iogurte vazios.
2ª etapa: Colocar barbante e brincar com os amigos.







6º momento: Apresentaremos para as crianças a pesquisa realizada por suas famílias, onde iremos construir um texto coletivo com as brincadeiras que as famílias conhecem. Fazendo uma votação da preferida pelas crianças.

7º momento: Realizaremos a brincadeira ou brinquedo escolhido pelas crianças.
5 marias                                                                                                IOIO










9º momento: Apresentaremos a funcionalidade do pião, deixando-as explorando o brinquedo. Em seguida realizaremos com as crianças a confecção do pião com tampinhas de garrafas pet e palito de fósforos usados.

10ºmomento: Apresentaremos a peteca, em seguida realizaremos a confecção da peteca com jornal.

11º momento: Iremos confeccionar as regras para o jogo de peteca, onde registraremos em papel bobina.

12º momento: As crianças irão realizar as jogadas com a peteca confeccionada.

13º momento: Apresentaremos a brincadeira pulando elástico, iremos simular e ensinar as crianças a brincar.

14º momento: Apresentaremos a bolinha de gude, onde as crianças poderão participar da brincadeira com a professora.

15º momento: Apresentaremos brincadeiras com bambolê, onde as crianças irão interagir movimentando o corpo.

16º momento: Realizaremos a brincadeira com a amarelinha, onde ensinaremos as regras para as crianças.

17º momento: Apresentaremos o brinquedo “Vai e vem” confeccionado pela professora em uma roda de conversa. Em seguida as crianças poderão apreciar e brincar.

18º momento: Enviaremos um bilhete aos pais pedindo garrafas pet, onde será Confeccionado o brinquedo “Vai e vem”.

19º momento: Realizaremos a confecção do brinquedo “Vai e vem”, onde será realizado pelas crianças e professores.

20º momento: Montaremos os cantinhos com os brinquedos confeccionados e apresentados, como: telefone sem fio, peteca, pião, bolinha de gude, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias e elástico, onde as crianças poderão brincar livremente.

21º momento: Livro com registro de todas as brincadeiras que foram realizadas. (Telefone sem fio (brinquedo e brincadeira), balança caixão, pião, elástico, bolinha de gude, peteca, bambolê, vai e vem, ioiô, cinco marias, pega-pega, amarelinha).





Um comentário: