Quem sou eu

Curitiba, Paraná, Brazil
INICIEI NA EDUCAÇÃO EM MAIO/2009, ONDE AUXILIEI A TURMA DE PRÉ NA ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ POR 6 MESES. EM SEGUIDA TRABALHEI COM RECREAÇÃO INFANTIL NA EMPRESA ATHURMA(CLUBE CURITIBANO)FICANDO ATÉ MAIO/2010,FOI QUANDO COMECEI A SER ESTAGIÁRIA DE 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL,ONDE FIQUEI ATÉ FEV/2011 NA ESCOLA SANTO ANJO, POR MUITAS VEZES ASSUMI TURMA NA AUSÊNCIA DA PROFESSORA REGENTE. EM SEGUIDA EM MARÇO/2011, RECEBI UMA PROPOSTA EM TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL, ONDE TERIA MINHA PRÓPRIA SALA, MAS FOI UM DESAFIO, QUE EU ADOREI E ME INCENTIVOU A CRIAR ESSE BLOG. NO ANO DE 2012... CONQUISTEI E REALIZEI MAIS UM DE MEUS OBJETIVOS. FUNCIONÁRIA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA, ONDE ATUEI COMO EDUCADORA DA TURMA DE PRÉ DO CMEI RONDON. NO ANO DE 2013, ATUEI NO CMEI CAMPO ALEGRE, COM A TURMINHA DO PRÉ. E EM 2014 INICIEI NA TURMA DE BERÇÁRIO 2 POR DOIS MESES, DEPOIS SAI DE LICENÇA ADOÇÃO E POR 5 MESES ATUEI NA EQUIPE DE PERMANÊNCIA PASSANDO POR TODAS AS SALAS, ME IDENTIFICANDO MAIS COM A TURMA DE MATERNAL 1!!! E PARA 2015, UMA NOVA PROPOSTA, ATUAREI NA TURMA DE BERÇÁRIO 1 COM BEBES DE 3 AOS 11 MESES!!!

sábado, 23 de abril de 2016

Jornalzinho do Pré 1 A

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A
Professoras: Paula Amaral  e Ângela


PROJETO “JORNAL DO PRE 1 A"

Área de Formação Humana: Leitura
Tempo: Uma vez por semana 
Professora: Paula Amaral

Objetivo Geral: Desenvolver o interesse, o prazer pela leitura e o comportamento leitor.
Objetivo Específico: Conhecer diferentes gêneros textuais.



Gêneros literários



Conto
Fábulas
Lenda
Poema

Cultura Popular

Trava-língua 
Adivinhas
Quadrinhas
Cantigas de roda
Parlendas

Textos Informativos

Notícia
Reportagem
Entrevista

Textos Científicos

Notas enciclopédicas


Instrucionais

Receitas
Instruções de jogos
Manuais

Epistolares

Carta pessoal
Bilhete
Cartão
Convite
Aviso

Humorístico

Histórias em quadrinhos
Piadas
Charge

Publicitários

Propaganda
Anúncio/classificados
Folder
Cartaz
Outdoors


Sequencia Didática "Eu no Mundo".

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A 
PROFESSORA: PAULA AMARAL

PROJETO “EU NO MUNDO" 

Área de Formação Humana: Identidade/Conhecimento Matemático/Escrita
Tempo: Uma vez por semana 
Professora: Paula Amaral

Objetivo Geral: Ampliar conhecimentos sobre si e o outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, reconhecendo-se como único no grupo.

1 º Momento – Meu rosto e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Caixa/espelho – Dividiremos a turma em três grupos, em seguida a professora ira passar uma caixa e ao abrir a criança irá se ver no espelho; Em seguida a professora irá explicar que iremos trabalhar sobre nossas características. Elas devem falar o que elas estão vendo, a professora irá registrar em uma folha individual da criança que será anexada no caderno delas.
(Essa atividade será realizada fora da sala pra maior concentração do grupo).

2 ª Etapa: Jogo de preenchimento/quadro do boneco – A professora irá confeccionar um jogo de preenchimento, onde as crianças deverão montar e completar o quadro com o rosto do boneco.   Terão as seguintes peças: cabelos de diversos tipos, olhos de varias cores, bocas com batom e natural, orelhas grandes e pequenas, tom da pele negra e clara, nariz grande e pequeno, entre outros.

3 ª Etapa: Enviaremos para casa uma foto da criança e os pais deverão preencher junto com elas suas características, como: cor dos olhos, cor e tipo dos cabelos, cor da pele e com quem mais se parece da família.
Em seguida apresentaremos as pesquisas em uma grande roda.
(Pesquisa para casa).

4 ª Etapa: Autorretrato/rosto da criança.
 A professora ira apresentar a imagem da obra de Tarsila do Amaral. Em seguida iremos realizar o autorretrato da criança de diferentes maneiras, variados suportes e riscantes.(Caderno).
- Em frente ao espelho a criança irá tentar realizar seu autorretrato, utilizaremos lápis carvão e ½ sulfite branco.
- Observando uma foto realizaremos o autorretrato utilizando papel cartão branco, tinta guache e pincel fino.
- Releitura da obra de Tarsila do Amaral. Cada criança irá tirar foto de um colega, utilizando os tabletes. Eles farão a releitura da obra, utilizaremos uma moldura e seus colegas como modelos.

2 º Momento – Meu corpo e suas características.(Identidade)

1 ª Etapa: Realizaremos brincadeira com as músicas “boneca de lata; cabeça, ombro, joelho e pé”. Em seguida iremos nomear as partes do corpo.

2 ª Etapa: Iremos confeccionar um quebra cabeça gigante com as partes do corpo. No qual iremos riscar uma criança em cima do papel bobina e colorir com guache. Feito isso, realizaremos a divisão das partes do corpo, confeccionando o quebra cabeça.

3 ª Etapa: Brincando com fantasias em frente ao espelho. As crianças irão se fantasiar e observar-se no espelho.

4 ª Etapa: A professora irá utilizar a foto da criança para realizar um quebra cabeça. Em seguida elas deverão colar no caderno.
(Para casa)(Caderno)

5 ª Etapa: Realizar um desenho do seu corpo. Utilizar canetinha preta e papel bobina.
Qual tamanha de roupa  eu uso? E qual numero do meu calçado.

3 º Momento – Meu nome(Escrita)


1 ª Etapa: Meu nome começa com a letra...(procurar a letra inicial em revistas)
 (Para casa).

2 ª Etapa: As letras que compõe meu nome são: ( A professora ira apresentar o alfabeto móvel e a criança deverá montar seu nome com auxílio do crachá).

3 ª Etapa: Tem alguém na sala que inicia o nome com a mesma letra inicial que você?
(A criança irá observar nos crachás. Casa não tenha, procurar escritas nos objetos da sala que tenham a letra inicial de seu nome).

4 ª Etapa:  tentativa de escrita do nome, utilizando o crachá para auxilio. 


4 º Momento – Eu os números e as quantidades. (Conhecimento Matemático).
  

1 ª Etapa: Minha idade é: (representar a quantidade, utilizando colagem).

2 ª Etapa: Eu faço aniversário no dia ...(Marque no Calendário anual, utilizando nome ou foto). Registrar no caderno a foto do mês.

3 ª Etapa: Quantos colegas seu tem a mesma idade que você? (Representar por meio de um gráfico, e em seguida anexar a foto no caderno).

4 ª Etapa: Eu visto roupas com a numeração...(Registrar com recortes do número, ou etiqueta anexada no caderno).( Para casa).

5 ª Etapa:  Meus calçados tem a numeração...(Contornar na folha o sapato da criança, em seguida registrar o número do calçado). (Para casa).

6 ª Etapa:  Qual o meu tamanho? (medir com barbante as crianças, em seguida anexar no caderno.

7 ª Etapa: Confeccionar uma fita métrica na sala, e em seguida pedir que a criança coloque seu barbante para registrar a sua altura.( registrar no caderno por meio de foto). 

8 ª Etapa: Realizar um gráfico da altura das crianças, mencionando qual o maior e menor da turma.

9 ª Etapa: Meu peso é...(Levar uma balança digital, pesar cada criança, realizar o registro em um gráfico).

5 º Momento –  Eu e minha família (Identidade).

1 ª Etapa: Fazer uma pesquisa, onde cada criança irá levar para casa uma árvore genealógica e deverá ser preenchida junto com a criança.

2 ª Etapa: Trabalhar as relações familiares,(pai, mãe, irmãos, avós paternos e maternos e tios ). Está etapa será trabalhado mais vezes e individualmente.












sexta-feira, 8 de abril de 2016

projeto nosso jardim

C.M.E.I NOSSA SENHORA DA LUZ
PRÉ 1 A
Professoras: Paula Amaral e Ângela

PROJETO
NOSSO JARDIM

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA
Relações Naturais

 TEMPO PREVISTO
Aproximadamente dois meses.

JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.

OBJETIVO
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim, plantas e bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, exploração e de um jardim.  Conhecendo os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, exploração, criação e cultivo. De forma á despertar consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Conhecer o Projeto, levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Roda de conversa “Imagem de um Jardim”, para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.

• Construir um Diário de anotações, a partir das informações das crianças.
Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no Diário as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.

• Realizar a confecção de um mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS

 Pesquisar sobre o tema que vamos estudar.(Pesquisa para casa).

Ø Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?

Ø Você tem um jardim em casa? Tem alguém da família que possui?

Ø Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?

Ø Quais cuidados devem ter com o jardim?

Ø Quem cuida do jardim?

2ª Etapa

• Falar um pouco sobre jardim, sobre os bichos de jardim e, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:

Ø Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?

Ø Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca em nossa sala.

Ø Incentivá-los a frequentar o cantinho da biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Levar diversos portadores textuais com essas informações).

3ª Etapa

• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.( solicitar imagens, textos informativos ,revistas que se refira ao Tema).

4ª Etapa

• Convidar o grupo para uma visita aos espaços do Cmei.
                                                             
Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.

• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (Montar um Diário para registrar as atividades.)

5ª Etapa

• Refletir sobre as questões levantadas. Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia, internet e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.

 • Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim. Trabalhar individualmente as pesquisas
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.


6ª Etapa

 Construir um terrário.• Em roda apresentar a ideia de construir um terrário.

• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.

• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.

• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.

7ª Etapa

• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.

• Ao chegar no Cmei introduzir os animais no terrário.

8ª Etapa

• Assistir um vídeo do filme “VIDA DE INSETOS”.

• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.

9ª Etapa

• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).

• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.

• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.

• Os outros bichos, separar por grupos e enviar para ser pesquisado em casa.

10ª Etapa

• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.

• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.

• Possíveis perguntas para a entrevista:

Ø O que usamos para montar um jardim?

Ø O que você faz para o jardim ficar bonito?

Ø Você gosta do que faz?

Ø Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?

Ø Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?

Ø Você joga veneno no jardim?

Ø Por que devemos molhar o jardim?

Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.

• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).


• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.

• Entrevista feita pelas crianças.

• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.

EXPLORANDO OS ORGÃOS DOS SENTIDOS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  “EXPLORANDO OS SENTIDOS”.

PRÉ I

Áreas do conhecimento: Identidade

Justificativa: Sabendo que a criança tem a percepção do mundo por meio do corpo, achamos de suma importância que tenham o conhecimento dos 5 sentidos, identificando-os por meio de experiências vividas e sentidas.

Objetivo: Ter uma imagem global do próprio corpo, identificando alguns órgãos. (Órgãos dos Sentidos).

 ATIVIDADES ENVOLVENDO O TATO COM PÉS E MÃOS 
Caixa Tátil - Usaremos nas rodas de conversa, com objetos 
Olhos vendados - Descobrindo os objetos
Tapete das sensações -
Trilha das Pegadas -

 ATIVIDADES ENVOLVENDO O PALADAR - 
Descobrindo os alimentos por meio do paladar. 
Experimentando os sabores: amargo, azedo, doce, salgado

EXPERIÊNCIAS COM O PALADAR E O TATO.
Com os olhos vendados  as crianças terão que explorar os alimentos até descobrir o que é, caso não consiga poderão experimentar o alimento para descobrir.

 VISÃO
- Caixa das descobertas
Lupa
Binóculo
Óculos

EXPERIÊNCIAS COM A VISÃO
Olhar com os dois olhos abertos um objeto de perto, e depois olhar de longe com um olho tampado tentando medir o objeto...

AUDIÇÃO
Que som é esse:
- Animais
- Objetos


 EXPERIÊNCIAS COM AUDIÇÃO
Tampar os ouvidos por alguns minutos, depois destampar e perceber os sons ao seu redor...

OLFATO
- Mobile dos cheiros  - 
- Incenso - 
- saquinhos aromatizados - 


EXPERIÊNCIAS COM OLFATO
- Descobrindo os alimentos por meio dos cheiros. Ex: Pipoca, ...


ATIVIDADE PERMANENTE DE JOGOS - PRÉ 1

 JOGOS ENVOLVENDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO, COMO POR EXEMPLO:

- JOGOS DE PREENCHIMENTO
- JOGO DAS SOMBRAS, CATA PULGAS, BOTA DA CENTOPEIA,CARECA CABELUDO.
- QUEBRA CABEÇA
- JOGO DE MEMÓRIA
- JOGOS COPERATIVOS
- JOGO DE PERCURSO
- JOGO COM TRILHAS